terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Diferença metabólica

Nem elas mesmas se lembravam de quando começou aquela amizade. O fato é que eram inseparáveis. Morenas, uma um pouco mais clara que a outra. Uma secretária de escritório, a outra vendedora de grande magazine. Solteiras, diziam não se importar. O homem certo apareceria cedo ou tarde. De formas arredondadas, tinham muitos centímetros abaixo da altura ideal para o peso.
Somos fofinhas felizes, diziam as gargalhadas, dividindo a pizza família.
De uns tempos pra cá, resolveram finalmente emagrecer, queimar algum excesso de gordura, eufemismo. De uma revista tiraram uma dieta e um programa de caminhadas. Não seria tarefa árdua, prometia a manchete “Perca Peso sem Stress”.
Sem esperar pela Segunda-feira, começaram as caminhadas no Domingo bem cedo. À noite na lanchonete pediram um chá verde com limão e adoçante, nada de carboidratos. Estavam determinadas. Uma dava força à outra. Não faltavam um dia sequer às caminhadas no pólo de lazer. Em pouco todos as conheciam e lhes sugeriam dicas de dietas e produtos milagrosos.
Pareciam estar mais unidas que nunca, afinal perseguiam o mesmo objetivo. Mas nem tudo eram flores. Apesar de seguirem o mesmo programa dietético e físico, uma perdia peso a cada semana, enquanto a outra não deslocava o ponteiro da balança. Passou a olhar diferente a amiga, agora de silhueta bem mais afilada. Um dia enfim perguntou o porquê daquela diferença de resultados. O que estava escondendo? A outra não soube responder e se limitou a dar um sorriso amarelo. Não tinha segredo algum.
  Aquela alegria de antes foi se apagando. Deixou de andar apesar dos protestos da amiga cada dia mais elegante que agora namorava um colega do escritório. Largou a dieta e voltou a se empanturrar de pizza. Ganhou mais uns vinte quilos.
No último Domingo lá estava ela na lanchonete, enfrentando sua calabresa gigante quando a amiga chega com o namorado a tiracolo.
A conversa ia rolando sem graça quando foi interrompida pelo garçon perguntando o que iam querer.
Um suco de açaí com adoç..., mas não conseguiu terminar com a boca atolada de maionese.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário